Abordagem
O nosso principal objetivo é materializar os sonhos dos nossos clientes, tentando ir além da mera resposta programática, para chegar aos “grandes” detalhes que fazem a diferença. Satisfaremos nossos clientes fornecendo os melhores serviços, de acordo com nossa abordagem de design.
Ao ter uma maior frequência de projetos de habitação unifamiliar, este sonho envolve muitas vezes a conceção de uma casa a que os nossos clientes podem chamar de lar.


Intenção
Com a nossa prática profissional, queremos transmitir que existe uma forma mais consciente de praticar arquitetura, em harmonia tanto com o seu ambiente como com as pessoas.
Cada novo elemento que é estabelecido no quadro daquilo que existe influencia externamente aquilo que o envolve e os aspetos internos do nosso ser.
A conceção de um projeto acaba por ser um processo circular, que se alimenta e onde se obtém um retorno, porque as pessoas definem como será a arquitetura e esta terá então um impacto nas nossas vidas.
A arquitetura é, portanto, uma oportunidade de realçar a essência das pessoas através da sua forma de estar na vida.
Processo
Após a adjudicação de um novo projeto, damos início a uma curta fase de estudo. Visitamos o local para recolher informações sobre as condições do espaço, analisar o quadro legal e a viabilidade do projeto, e encontramo-nos consigo para o conhecer melhor e perceber a melhor forma de o ajudar.
Na fase de estudo do terreno, analisamos o terreno para determinar a posição e orientação mais vantajosa. Prestamos atenção, entre outras coisas, à exposição solar, vistas, vento, ruído ou quaisquer outros fatores condicionantes que possam afetar a casa.
Estudamos o programa que definiu, possivelmente sugerindo e aconselhando-o sobre quaisquer possíveis alterações que o possam beneficiar, e desenvolvemos um diagrama espacial do mesmo, para ver as possíveis alternativas formais que melhor se adaptam às suas necessidades.
Cada terreno é único mas todos eles têm algo de especial, o nosso trabalho subjacente é identificar esse algo de modo a destacá-lo e a melhorar tanto o projeto como o ambiente. Por outro lado, como não há duas pessoas iguais, uma das partes mais agradáveis da nossa profissão é falar consigo e trabalhar em conjunto para criar os seus espaços ideais.
Uma vez determinado o caminho a seguir, iniciamos uma fase de trabalho constante no aperfeiçoamento da proposta selecionada, intercalada com visitas ao local e conversas regulares para assegurar que as decisões tomadas se enquadram devidamente no quadro do local e respeitam os seus interesses.
Mostrar-lhe-emos os desenhos, esboços e imagens 3D para que possa visualizar o projeto da melhor forma possível. Esta fase dura geralmente 3 meses, mas trabalharemos o tempo que for necessário até estar satisfeito com o resultado.
Quando tivermos concluído a conceção do projeto base, desenvolvemos o projeto de execução, que especifica tecnicamente como o edifício será construído.
Durante esta fase, somos responsáveis pela coordenação de todas as especialidades envolvidas até que todas as peças escritas e desenhadas necessárias para o início dos trabalhos de construção tenham sido produzidas.
A última etapa no desenvolvimento do projeto é o acompanhamento da obra, onde a BIG Arquitetos está sempre disponível para esclarecer quaisquer dúvidas que possam surgir durante a construção. Serão feitas visitas à obra se o seu desenvolvimento o justificar.
O seu acompanhamento ao longo do trabalho permitir-lhe-á ter alguém experiente de apoio para o informar de quaisquer dúvidas que possa ter e evitar o risco de ser induzido em erro. Ajudá-lo-emos de forma rigorosa em cada fase (idealização, fase de estruturamento, execução, trabalho, acabamentos…).