fbpx

Serviços

Planeamento e urbanização

Projeto de urbanização

Aqui na BIG ARQUITETOS, oferecemos nossos melhores serviços de Planeamento e Urbanização. Tal como o projeto arquitetónico, o projeto de urbanização é desenvolvido em várias fases que permitem que a ideia ou proposta a construir seja detalhada.

É um projeto executivo das obras de urbanização de uma rua, praça, zona industrial, setor ou bairro que define em pormenor como cada um dos elementos urbanos será organizado e construído: ruas, zonas verdes, alturas, proteções, mobiliário urbano, …

Também define como os serviços urbanos subterrâneos ou aéreos, tais como esgotos, água, fornecimento de eletricidade e gás, comunicações, etc. são estruturados.

O projeto de desenvolvimento urbano não pode alterar o aproveitamento urbano, nem as alturas dos edifícios, a largura das ruas ou os desníveis fundamentais das ruas ou praças, pois estas responsabilidades correspondem ao planeamento urbano, um instrumento de desenvolvimento urbano de alto nível.

No entanto, embora o projeto de urbanização tenha certas limitações, ajuda-nos a garantir a qualidade dos espaços públicos, tendo em conta a diversidade urbana, os interesses dos diferentes grupos e as possíveis mudanças que possam surgir.

Deste modo, também nos permite assegurar a homogeneidade e o funcionamento urbano quando vários proprietários e/ou empresas têm de construir de formas diferentes e evitar possíveis conflitos ou problemas que os afetem individualmente ou coletivamente.

Loteamento

O processo de parcelamento visa a divisão de terrenos em duas ou mais parcelas, ou a unificação de parcelas.

No caso de parcelas para fins de urbanização ou construção total ou parcial, os lotes resultantes devem satisfazer condições mínimas em termos de dimensões, delimitações, acessos e serviços urbanos, de modo a que a sua utilização possa ser adequadamente desenvolvida numa data posterior.

Aconselhá-lo-emos de antemão sobre se é possível realizá-lo para o seu terreno, tendo em conta as características atuais do terreno, os regulamentos de desenvolvimento urbano, os planos de desenvolvimento urbano atuais e/ou futuros que o possam afetar e, claro, a ideia do seu projeto.

Como fazer o loteamento?

Para realizar o loteamento, por ser uma operação de planeamento urbano, está sujeita a uma licença municipal.

Isto deve ser feito através de um pedido que deve ser devidamente documentado através de diferentes meios, tais como:

  • Levantamento topográfico
  • Planos dos diferentes lotes ou parcelas desenvolvidas nas especialidades de engenharia.
  • Relatório descritivo
  • E todas as definições técnicas necessárias

Além disso, terá de cumprir os regulamentos em vigor e ser compatível com o plano de desenvolvimento municipal.

Se precisar de realizar um loteamento para o seu projeto arquitetónico, podemos ajudá-lo a fazê-lo para que não tenha de se preocupar com nada e possa iniciar o seu projeto o mais rapidamente possível.

QUOTE REQUEST

for an Architectural Project

Solicitud de presupuesto

para un Proyecto Arquitectónico

Solicitude de Orçamento

para um Projeto Arquitetônico

Descubra os benefícios de uma

CASA DE ENERGIA ZERO

Preencha o formulário abaixo para aceder ao guia de informação de Casas de Consumo Quase Zero.